chilling in chile

quinta-feira, julho 06, 2006

há males que vêm para o bem...

tenho que começar o meu post de hoje pelo final do dia, senão vou enrolar demais e esquecer desse fato.

hoje no final do dia estávamos tentando colocar os multilins (os relés de média tensão) em rede. ligamos um painel reserva que não tinha motor ligado. colocamos os fusíveizinhos (cada um pesando quase 10kg) e batemos a seccionadora! legal até aí. os problemas começaram quando a gente tentou desligar tudo. não tinha jeito de desligar. quase me pendurei na alavanca e nada! fui chamar os caras da rolec pra ver o que tava de errado. pra melhorar a situação, tava uma chuva pesada e fria na hora que eu saí. fui direto pra linha de fibras, onde eles deveriam estar. chegando no ccm da fibras, cadê os carinhas?!?! os vagal ainda não tinham ido pra lá! tão dizendo desde ontem que iam pra fibras hoje de tarde! ahhhhh, esses carinhas tão me enlouquecendo.

voltei pra área do forno de cal, que fica do outro lado da fábrica e achei os caras lá, ainda! putz! consegui fazer que um deles me acompanhasse até a caldeira. eu já tava com a mão toda ralada de tentar mecher no painel apertado, tentando puxar um cabo que eu pensava que estava travando a alavanca da seccionadora. quando o cara chegou lá ele disse na maior cara de pau: não abre pq tem esse intertravamento mecânico!

o quê?!?!?!?! intertravamento mecânico??? o intertravamento que ele tava falando funciona assim (por isso fiquei enspantado), quando a contatora fecha, ligando o motor, seja pelas botoeiras do painel ou por um comando da central de controle, um latch fecha, e a contatora não abre mais por nenhuma intervenção elétrica e/ou eletrônica, somente apertando um botão que aciona uma alavanca, que por sua vez retira esse intertravamento mecânico! jóia, né!

imaginei aquelas cenas de desenho animado onde um braço sai do relé e aperta o botão no painel. isso ia ser a solução do nosso problema! não preciso dizer que o pessoal da cmpc e o mika, da andritz, ficaram tão assustado quanto eu. o intertravamento mecânico impossibilitava qualquer proteção do relé. o relé simplesmente estava alí pra ligar o motor uma vez e depois pra ficar pra bonito no painel, hehehhehehhe.

cara! ainda bem que a gente só tinha aquele relé disponível para testes. a gente nunca ia ver isso se não fosse por esse "travamento" da seccionadora. valeu os arranhões na mão :-)

o painel que eu estou falando é esse da foto abaixo. eu saí meio arcado pq não tinha certeza se a máquina ia me enquadrar direito (acabou sobrando um monte de espaço ainda, ehehhe)



bom, como eu já disse, hoje aqui passou o dia inteiro chovendo. começou o dia com uma garoa, depois, como essa fábrica é dominada pela lei de murphy, quando eu tive que sair tava uma chuva pesada. me molhei e me embarrei todo. quando a gente saiu da fábrica, estava só a porcaria da garoa chata.

quando a gente esta saindo, tive um mal pressentimento, hehehhehe. alguém tirou o relógio que faz a contagem regressiva para a partida da fábrica, faltando hoje 85 dias para o start-up total. tenho a leve impressão que amanhã o relógio vai voltar, mas com uma data alterada! vamos aguardar pra ver, hehehheh


isso foi o que aconteceu de mais importante hoje. o resto do dia foi meio monótono.

amanhã vamos ver se conseguimos colocar os multilins em rede, e ver se os caras da rolec vão tirar os intertravamentos mecânicos de todos os painéis!

então, até amanhã.

abração